📚 Onde Posso Encontrar?
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🚀 O Livro em 3 Sentenças
- Para ter sucesso com YouTube siga a Formula do YouTube: Tentar > Falhar > Analisar > Ajustar
- Trabalhe COM o algoritmo. Entenda a plataforma e alinhe o seu conteúdo para o que ela esta tentando buscar.
- A mensagem em primeiro lugar, depois vem o conteúdo.
🎨 Impressões
Um livro até de certa forma extenso para quem não estiver muito acostumado, mas que vale cada segundo da leitura. Muito bem recheado de conteúdo novo, em perspectiva com a nossa atual realidade. As redes e as plataformas mudam o tempo todo e por ser uma publicação recente se encaixa muito bem atualmente.
O conteúdo é abordado aos poucos, inicialmente com a introdução sobre o autor e depois sobre o próprio Youtube (inclusive, você sabia que o YouTube começou como uma plataforma de namoro?!? 😱) pois é, não sabia nem da metade das nuances e da história por trás das câmeras (literalmente haha)
Na segunda parte do livro é onde a ação começa e os casos práticos são abordados, Darrel passa para o leitor a experiência e o olhar critico de um profissional na área dando vários insights e dicas para os mais novatos ou mesmo alguns youtubers mais experientes.
Formula do YouTube é um ótimo livro, contendo lições de casa no final de cada capítulo para que o leitor sinta-se mais engajado na jornada.
🔍 Como Descobri?
Eu vi a postagem do dia 59 do desafio de 75 dias do instagram @vidadetita. Valeu muito a pena a recomendação. Caso fique curioso não deixe de checar o conteúdo deste fera 💯
👤 Quem Deveria Ler?
O livro é mandatório para quem já possui um canal na plataforma e já posta conteúdo por lá. O autor retrata várias formas distintas de engajar e entender as nuances da mesma. Amplificando o conhecimento do tão clamado algoritmo do YouTube.
Para quem está pensando ou querendo se aventurar por esses mares, eu diria que também é um bom guia inicial, apesar de ele abordar o conteúdo para quem já está pelo menos em alguns passos dados é válido tomar nota das dicas e das experiências que ele retrata.
E para quem acha que criar um canal é um passeio no parque o livro pode ser um belo “tapa na cara” haha. Curiosos de plantão também vão adorar pois há várias curiosidades ao longo do mesmo
☘️ Como o Livro Me “Mudou”
Acredito que o livro além de ter me informado sobre um bocado de coisas que eu desconhecia, tanto da história da própria plataforma quanto do próprio processo de criação de um vídeo (que realmente parece muito “overwhelming” para novatos).
Ele também me deu outra perspectiva, não irrealista como alguns vendem por ai, que é um processo fácil, garantido, sem erro, rápido, nada disso, mas que é um processo possível com muito trabalho duro e acima de tudo dedicação, consistência e paciência.
Que pode ser recompensador, mas que também pode ser desgastante, e que acima de tudo deve ser olhado com cuidado e paixão. Pois muito provavelmente se for feito sem paixão, vai ser passageiro e curto a médio prazo.
✍️ Citações – Meu Top 3
- “Não pense nas soluções. Quando você foca e fica obcecado pelo problema a solução irá se apresentar até você”
- “Pare de assistir para se entreter e comece a assistir para aprender”
- “A audiência gosta de voce porque voce é apaixonado pelo seu conteúdo. Faça algo que você AME acima de tudo”
🎯 Ações
A cada novo capítulo da terceira parte do livro o autor insere uma pequena lista de afazeres, uma pequena lição de casa para conseguir absorver o conteúdo da melhor forma possível.
Particularmente eu adoro listas então adorei ter esse pequeno “guia” com alguns to-dos a serem feitos. Isso acaba auxiliando o processo de aprendizagem e também tenta ajudar contra a nossa tendência humana à procrastinação.
📒 Resumo + Notas
Intro
- “Você precisa encontrar uma maneira de fazer mais DINHEIRO com menos TEMPO e com fontes diversas”
- “Derral não pense nas soluções. Quando você foca e fica obcecado pelo problema a solução irá se apresentar até você”
- “Sucesso é AQUISIÇÃO e RETENÇÃO, fazer com que os seus clientes voltem querendo mais”. Até por isso muitos serviços hoje em dia funcionam como assinatura, pois dessa forma você sempre um fluxo de dinheiro entrando. A chave está em descobrir o como fazer eles querem mais.
Parte 1 – A Plataforma
- 🍬Dia 14 de Fevereiro de 2005 o domínio Youtube.com foi ativado, e era um site de relacionamento. Mas com o tempo os criadores perceberam que as pessoas não estavam usando como ferramenta de relacionamento para encontrar parceiros e sim pessoas comuns usavam para salvar coisas dos seus cotidianos
- 🍬Google comprou o YouTube por $1,6 bilhões de dólares em 2006.
- 🍬Hoje mais de um terço de TODO o trafego da internet vem do YouTube 😱
- No ecossistema do YouTube a plataforma precisa assegurar que todas as partes estejam satisfeitas, tanto Produtores de conteúdo, consumidores e também as empresas que financiam o funcionamento de tudo
- Pessoas assistem mais de 5 BILHÔES de vídeos por DIA no YouTube
- O objetivo final da plataforma é fazer com que as pessoas continuem a assistir vídeos e a interagir e clicar na plataforma. E o algoritmo é especialista em buscar isso para cada pessoa. Por isso da importância de não competir com o algoritmo e na verdade se tornar “amigo” dele, fazer conteúdo para as pessoas e não para você.
- Em 15 de março de 2015 YouTube fez um mudança no algoritmo e mudou o foco de “View” para “Watch Time”. Ou seja, não basta só clicar no vídeo para ganhar a recompensa mas o usuário precisa ficar na plataforma, assistir seu vídeo. Isso passou a evitar a recompensa por vídeos no estilo click bait
- Como o YouTube processa seu vídeo e o analisa. Primeira parte Thumbnail, depois usando OCR ele “vê o seu vídeo” frame por frame e analisa se o que você colocou la e o que o seu título fala estão correspondendo com o vídeo em si. Tanto para entender se seu conteúdo não infringe nenhuma norma, se é conteúdo sensível quanto para colocar o vídeo em um grupo ou categoria para assim poder recomendar ele para uma audiência em especifico.
- Darrel inclusive recomenda um site para analisar seu conteúdo. CV, cloud vision do google. Para se ter uma ideia do que a aplicação pode detectar e quais tags ela irá usar
- Ah, para saber o que está no áudio do vídeo a AI usa os closed caption e a analise de frame por frame, pois é não imaginava mas é super sensível
- O algoritmo na verdade é “os algoritmos”. Como o YouTube quer maximizar e tornar a experiência melhor possível ele tem um foco para cada “coisa”.
- Home e Inscrições – nesse caso tente melhor o seu CTR – click trough rate, para o YouTube saber e recomendar para mais pessoas
- Sugestões – muito subjetivo e depende de cada usuário
- Trending – não é a mesma coisa que popular, mas sim o que está acontecendo no mundo atualmente e pode ser geo-especifico
- Notificações – caso seus inscritos cliquem no “sininho”
- Pesquisa – Onde o SEO entra em ação e para cada tipo de vídeo isso pode ser diferente, canais de “HOW TO… ” ranqueiam melhor nesse caso por exemplo
- No fim do dia tudo se resume a produzir um bom conteúdo
Parte 2 – A oportunidade
- Falhar é aprender
- Para criar conteúdo pare de assistir para se entreter e assista para aprender
- Você precisa assistir outros criadores para entender como eles funcionam o que eles fazem, e o porque da certo
- Conteúdo não é só o vídeo mas sim, a thumbnail, o título, a descrição e sim mais o vídeo
- Consistência é muito importante, ter um calendário irá dar uma expectativa de quando o seu conteúdo vai estar disponível para a sua audiência
- Faça conteúdo que lhe interessa, o burnout é real
- YPP – YouTube partner program – antigamente a monetização era 45/55 hoje é mais complicado
- Além do YPP, YouTube também te da outras formas de monetizar, como o superchats se fizer live, superstickers e programa de membros
- Com o programa de membros você pode construir conteúdo especifico para eles, disponibilizar algo a mais, ter um contato mais proximo e gera receita recorrente
- Usuários adoram participar de momentos importantes do seu canal, gere algumas ações automáticas quando atingir certas milestones
- YouTube fez parceria com a Teespring então é possível vender sua marcar ou seus designs para seus seguidores
- P-scores – somente a nata dos canais haha.
- Popularidade
- Plataforma TV
- Paixão
- Proteção
- Produção – qualidade do material
- Parcerias e sponsorship – Derral conta como ele iniciou pegou email de empresas e botou a cara a tapa e mandou mensagens para os negócios
- FameBit – agencia que o YouTube criou para fazer o match de empresas com produtores de conteúdo, existem varias delas por ai
- “A audiência gosta de voce porque voce é apaixonado pelo seu conteúdo”. Se você for apaixonado o dinheiro e o sucesso vem como consequência de um ótimo trabalho.
- Derral deu um exemplo de quando um youtuber encontrou um título melhor para o vídeo através dos comentários. Ou seja, analise e se conecte com os comentários e com a sua audiência, ela pode e vai te trazer um valor imenso
- Conceito de Omnichannel 🤯 – nunca tinha ouvido falar antes disso e parece que eu estava nas cavernas hahah por que isso esta em todo lugar. Marketing de alto nível e marcas de alto nível === Omnichannel
- Basicamente é como se a marca fosse onipresente? algo assim, ela está em todas as redes sociais, em todos os canais, e ela está coletando dados sobre você. Todos esses canais se conversam e se relacionam até em nível de interface, ter a interface “parecida” entre os canais, ter a experiência do usuário parecida (é, ser casada com uma UI Designer me faz pensar nessas coisas haha)
Parte 3 – YouTube Formula
- Tome decisões baseadas em dados e analytics mas sempre pensando em humanos. Você cria conteúdo para humanos, de humanos para humanos
- Sexto sentido do YouTube = experiência e conhecimento empírico, ou seja é adquirido com a vivência. Seja tático, curioso, “porque este video esta performando mal??”
- Descubra seu “POR QUE” seu OBJETIVO
- ⭐Títulos devem ter menos de 60 caracteres.
- 🍬O cérebro humano processa uma thumbnail em 13milisegundos
- Storytelling – seu video precisa de um arco, uma estrutura para engajar e entreter a audiência e ainda entregar o que foi prometido
- Ao finalizar um vídeo, construa links e referencie com outros videos ou conteúdos já publicados por você.
- Na hora do lançamento do video, interaja nos comentários nos primeiros momentos
- Identifique a sua audiência. As vezes chamado de avatar, um individuo. Faça uma analise demográfica e descubra a persona
- Persona em 4 partes:
- Demográfica – idade, gênero, renda, educação, localização, relacionamento, filhos, (fatores externos)
- psicográfica: crenças, valores, atitudes, motivadores, lifestyle, escolhas, medos, vulnerabilidades (oq os motiva, oq os inspira, oq eles amam)
- comportamento offline
- comportamento online: isso é oq o algoritmo faz de melhor, ele monitora bilhões de pessoas
- Sua audiência não é só um número, mas sim pessoas: cada uma com um “pack ” diferente
- Micro momentos – quando nos conectamos ou mudamos do mundo offline para o online é feito de micro momentos, pra pesquisar um restaurante, um lugar, como montar uma estante, como cozinhar arroz, etc tudo isso são portas de entrada para as pessoas ficarem conectadas e online
- ⭐Discovery mode – modo de descoberta, procure 20 youtubers do seu nicho, entre no conteúdo deles e analise os videos mais vistos dentro de 1 ano, o que eles estão fazendo, como eles estão fazendo… boa e velha pesquisa de mercado
- ⭐Research mode – modo de pesquisa, voltar nessa lista de youtubers e anotar o top 5 deles, o titulo, a thumb, likes, dislikes, duração do video, como eh o story telling, qual o gancho usado como eles editaram, Call to action, como eles reengajaram, descrição do video, comentários catologue TUDO que voce conseguir (INCLUSIVE ACABEI DE TER UMA IDEIA OTIMA – fazer um video desse meu processo de pesquisa e gravar ele, algo como descobrindo e aprendendo com os melhores)
- Stirytelling – Os 3 atos – 6 momentos
- O gancho (Hook)
- Reengajamento
- Setup
- Climax
- “Oh meu Deus ou Wow” (Goosh)
- Finalização
- Os 4 Ws – Who? Where? What? When?
- who is your audience
- where your traffic source comes from, de onde sua audiência esta te assistindo
- what? qual o video sua audiência esta vendo, analise as estatísticas
- when? 3 partes, real time, range de data e quando sua audiências esta no YouTube
- Thumbnail e cliques- tudo começa com o clique e thumbnails levam a cliques no seu video… não se preocupe caso a taxa de cliques diminua se sua taxa de impressão aumentar… isso quer dizer q o algoritmo esta mostrando o seu conteúdo para mais pessoas
- 🍬É cientificamente comprovado o efeito visual q as imagens tem em nosso processamento… Tudo importa, cor, formato, orientação, vc precisa fazer com q sua audiência veja seus videos de relance e identifique que aquele conteúdo eh seu e que os faça querer clicar… thumbnail eh a primeira impressão e soh depois as pessoas leem o titulo ou oq tiver escrito
- ⭐Cientificamente comprovado também que as thumbnails com expressões faciais geram mais cliques, tente colocar o rosto de pessoas com expressões significativas… fomos trinados desde bebes a ler expressões faciais e identificar sentimentos
- ⭐e por fim curiosidade… a thumbnail em conjunto com o titulo precisa aguçar a curiosidade, em que a pessoa clica para descobrir mais sobre algo
- 🍬A regra dos terços… estudos indicam q quando visualizamos algo nosso foco vão naturalmente para os pontos de intersecção de uma imagem…. nos sentimentos mais conectados se as imagens possuem maior equilíbrio e harmonia… não é regra mas sim uma boa pratica
- Thumbnails com boa coloração e acima de tudo contraste
- o seu título precisa satisfazer o Why e o What
- Use voz ativa
- seja relevante, atual e tópico
- use perguntas tanto abertas quanto fechadas
- inclua números para videos de lista
- fale de um problema e traga a solução
- crie urgência
- use uma fonte confiável
- enderece para o visualizador
- use drama emocional ou palavras polarizantes
- capitalize o titulo ou pelo menos algumas palavras – todas as letras iniciais das palavras e ainda as vezes uma palavra inteira
- use palavras para amplificar algo – WOW, amazing, easy, fast, simple, step by step, now, worst, best, crazy, insane, ultimate…
- Ferramentas
- tubebuddy
- vidIQ boost
- kickass headline generator
- portent content idea generator
- Frases de engajamento ou reengajamento – fique ate o final para ganhar um bonus
- Analise quando e onde 50% da sua audiência sai… procure por padrões, picos e vales depois 30%
- Mensagem em primeiro lugar e conteúdo em segundo – seja previsível, humanos se sentem confortáveis e saber oq esperar do seu conteúdo, mantenha consistência, uma calendário, seja organizado
- Crie “buckets” conteúdos que se relacionam entre si e falam sobre o seu nicho – ex. advogado reage a serie the law, advogados 101
- crie uma comunidade engajada no seu canal. tenha princípios definidos, defina sua marca, seus rituais, seus bordões…
- acompanhe as suas métricas e tenha uma linha de base para saber se esta evoluindo ou não… analise os dados CTR, impressões, AVD, APV, watch time, AVPV
- Logo de cara quando lançar o seu video monitore o CTR e veja se esta baixo e faça logo de cara os primeiros ajustes na thumbnail ou no titulo, mas faça uma mudança de cada vez… para isso, tenha planos de backup prontos, tenha 2, 3 até 4 thumbnails prontas para serem usadas
- Analise videos antigos também e faça as mudanças necessárias se ver que eles podem melhorar, analise e ajuste
🎬 Video / Podcast Link
Em breve… Vídeo em construção 🕵🏻♀️
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